quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"Relijão"

O título do post está propositalmente escrito de forma incorreta, antes que alguém faça alguma observação muito genial, como é de praxe na maioria dos críticos de plantão ...
Pra começar, nos últimos dias eu venho em uma pausa deste mundo de internet. Não por opção própria, de fato, mas de qualquer maneira longe desta realidade virtual enganadora e sem reais expressões emocionais. E o que ocorreu foi eu ter muuuuito desse meu tempo livre transferido para outras áreas, principalmente as das reflexões.
E foi em um destes momentos de filósofo de butiquim, ao ouvir minha chefe reclamar da vida e outras coisas, que me ocorreu uma "epifania": as pessoas, acima de qualquer outra coisa, querem na verdade é uma salvação. Algo que lhes tire do marasmo ou das enrascadas que a vida gera ao longo do trajeto.
E dizendo isto, não falo de modo algum de Deus, ou da igreja, ou da religião que todos buscam como resposta pra tudo ("Ai, tá com gripe, fia? Rézumpôco pro Senhor que Ele te ajuda rapidim. Adoro relijão por isso ..."). Mas digo de um milagre menos sobrenatural mas igualmente inverosímil que seria o de as coisas simplesmente se resolverem por conta própria.
É claro que eu estou consciente que nem tudo na vida é falta de mexer a bunda da cadeira.
Tenho uma visão menos egoísta de perceber que há a possibilidade de a vida estar muito além do controle de seus dedos, e sermos apenas vítimas fatais de relações externas que influenciam de algum modo nossas vidas.
Mas boa parte do que eu vejo por aí são pessoas que resumem tudo à já falada salvação: encontrar o par ideal, saúde, dinheiro, família, escola, rumo, jogo. Todos somente esperando as coisas acontecerem. Ser perceber que possivelmente elas já estão acontecendo e nosso orgulho é muito grande pra abdicar de certos confortos ou facilidades. Ou até mesmo ter a humildade de falar "não, fulano(s) está certo". E não me excluo da categoria. Reconheço minhas vulnerabilidades. Mas isso não me impede de relatar minha opinião perante o assunto: que é a de que as pessoas querem apenas se salvar. Independentemente de como, porquê, onde. As salvações estão disfarçadas nos mais diversos aspectos do interesse humano.
Mas no fim acho que acaba sendo meio como um antigo ditado que já ouvi muito "A pessoa quer o 'Venha à nós' e o 'Vosso Reino' que se foda".
Reconheço que não dá pra afirmar que essa é a verdade única e absoluta. São só opiniões formadas por alguém que tem tanto ou mais defeitos como o resto do mundo. Mas ainda assim penso e tento criar padrões sociais aos quais analisar e tentar a partir deles me relacionar melhor no planeta e entender o significado e razões das coisas.