terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Nota fiscal

Pensando sobre o valor que damos às pessoas e às coisas ...
Porque, geralmente, só enxergamos a devida importância de certas coisas quando já não as temos?
Digo isso inspirado na matéria de hoje do Fantástico sobre aquela menina que morreu no desabamento de uma pousada em Angra dos Reis, a Yumi Faraci.
O jornal mostrou uma entrevista com os pais, mostrou vídeos e fotos dela, contou seus hábitos e conquistas.
E eu não tenho nada contra esta mobilização, apesar de achar exagerada e sem sentido com relação às pessoas que nunca viram a menina na vida e agora colocam "luto" em seu nick do orkut sem saber nada sobre a garota.
O meu problema real na verdade é que, se ela não tivesse morrido, ninguém estaria dando o devido valor à menina.

Pela matéria, parece que a menina era muito legal, muito comportada, muito dedicada. Ela obedecia os pais, estudava, tocava violão. Tinha gostos peculiares e legais. E era realmente muito linda na minha opinião. Uma pessoa que aparentemente eu gostaria que estivesse por perto se por acaso fosse uma conhecida minha.

E aí fiquei imaginando o quanto existem pessoas do mesmo tipo muito perto de nós. Pessoas que conhecemos, que saimos, que vemos, mas que não damos esta importância.
Por que esperar as pessoas morrerem?
Qual a importância ou a necessidade de ficarmos saindo e perdendo nosso tempo com pessoas sem valor, que nada nos acrescentam ou ajudam, e deixar de lado as que realmente valem a pena, com quem podemos contar e nos apoiar?
Por que erramos tanto? Por que priorizamos tantas coisas inúteis, descartáveis, temporárias?
Por que jogamos pro alto relações com potencial em busca de algo estéril?
Por que queremos o sapato brilhante quando o bom e velho tênis rasgado é tudo que precisamos?

Estou tentando seriamente reverter estas manias bobas de minha parte. Isto bem antes de tudo isto acontecer. De ver a reportagem. Antes de tudo isto.
Não sei se estou fazendo as coisas do modo correto, mas me esforço para isto.
Pelo menos minha parte está garantida.